segunda-feira, 5 de maio de 2008

2 + 3 = .... Quanto mesmo??


Se você está achando que eu tirei uma foto da prova de matemática do meu irmão mais novo, errou... Se acha que eu fiz isso pra zuar, também errou.
Essa é a foto da respota de uma prova de verdade (postada no charges.com.br).

Essa foto veio muito a calhar, pois meu assunto de hoje é a reportagem que vi no Fantástico ontem a noite.
Algumas crianças de escolas particular e pública foram convidadas a responder o vestibular de uma Universidade Particular, a Unigranrio.
Simplesmente, se aquela prova estivesse mesmo valendo uma vaga na universidade, METADE das crianças teriam sido aprovadas.
Se você achou o cúmulo isso, é porque não viu algumas das questões da prova. Pra se ter uma idéia, umas das perguntas de matemática se baseava em o aluno saber quais eram os sinais de maior (>), menor (<) e igual (=). Difícil não??? Ah! Mais um detalhes da prova: O vestibulando só precisa acetar 10% da prova para ser classificado, ou seja, apenas 6 das 60 questões do vestibular.

E eu aqui me matando em meio à apostilas, livros e simulados ¬¬'

Ironias a parte, isso mostra não só como o boom das faculdades particulares tem se tornado um "mercado de diplomas", mas também a que ponto chegou o nosso sistema de educação.
Antes, a maior preocupação de professores, pedagogos, educadores e mais uma pequena parcela da população que se interessa pela educação, consistia nos infindáveis problemas enfrentados na formação de estudantes durante os Ensinos Fundamental e Médio, que sendo precários como vemos, não os capacitaria para competir à uma vaga em qualquer faculdade.
Hoje porém, esse problema tem sido resolvido com a criação de inúmeras faculdades particulares ( estima-se que cerca de 100 novas faculdades são criadas, por ano), fazendo com que esses mesmos estudantes sem embasemento algum, se tornem profissionais do mesmo nível. Só que esse contexto é um pouco mais grave uma vez que há "uma pequena diferença" entre não saber resolver uma função e não saber, no caso dos médicos, como é um rim (há algumas semanas, uma garota sentiu fortes de dores na região abdominal e foi ao hospital. O médico que a atendeu levou-a para mesa de cirurgia, e depois de algumas horas disse a familia que havia retirado da garota "algo que ele não consegui identificar". Não se tratava aparentemente de um túmor, por isso mandaria para análise...Resultado? Ele tirou o rim da garota!).
Sabemos que Faculdades particulares como Puc, Faap, Mackenzie entre outras são de excelente qualidade, porém sabemos também que possuem mensalidades altíssimas, o que inviabiliza o estudo para a maioria da população, que se submete a qualquer "Uni" da vida.
O que vemos então, é mais uma "solução" sem cabimento... O problema da educação continua, e agora pior.
Então fica aí um pensamento que deveria ser feito por nossas autoridades governamentais, mas que com certeza nem passa pela cabeça deles, afinal "como usar o cartão corporativo para viajar sem que ninguém descubra" é algo mais complicado.

9 comentários:

Lumanas disse...

Oieee Soraia...
td bem?
gostams mto do seu post de hj..
Como isso é uma realidade no nso pais hem...?!
Essa do medico..Meu Deus q feio p ele...
A grand maioria das faculdades particulares do nso pais n presta oh...rsrs
Aconteceu um caso agora, axxo q foi aqui no nso estado msm.
Uma mulher jah estava c a cirurgia marcada p tirar o utero, mas o tal do medico em vez de ver o nome da paciente antes de opera-la...acabou fazendo a cirurgia em outra mulher.
Meu Deus iso é horrivel!
...
bom...rsrs
Um bju...p vc e um bom dia.

Ludmyla disse...

Oi Friends..
Gostei post viu!! Amiga corinthiana hehe..poxa que saco o Palmeiras ser Campeão hein!?.. agora tem que ficar aguentando o Rafa Ortega lá no orkut! rs

Bjão! Deus abençoe mt vc!

Natyx Lisboa disse...

Eu vi essa reportagem tbm!
de fato alguns vestibulares são faceis...
Mas ano passado eu fiz vestibular pra Estacio de Sá,IBMEC e Univercidade e ambos estavam de nível de UERJ!
eu estudo em faculdade particular..por isso acho que n pode generalizar uma minoria ruim!
O meu curso (Relações Internacionais) é o melhor do RJ na Univercidade!

O problema que gira em torno é a facilidade de entrar, vest via net, provas faceis, enem e etc...
Mas a dificuldade mesmo da faculdade se encontra qnd vc entra.. porque entrar vc pode..dificil é se manter la dentro!

Não sei os outros cursos,mas eu faço RI na Universidade, minha amiga faz Engenharia de Produção na Veiga, e outra amiga minha direito na Candido...
e nós 3 eramos as nerdonas da sala, e estamos estudando pra caramba pq só pq é particular n quer dizer que os professores aliviam!

Minha dica é: escolha antes seu curso e dps pegue um quadro de materias de todas as faculdades e veja qual tem o melhor pra te oferecer!
As vezes vc vai ver que a infra-estrutura proporcionada por certas "Unis" vão te embasar melhor que a Uerj caindo aos pedaços!

Beijaaao =)

Natyx Lisboa disse...

Por isso que estudo mundo..pra tentar proporcionar aos meus futuros filhos a condição de por numa facul de qualidade cara ou mandar pro exterior pra estudar ;)

pq o governo ao inves de consertar a educação propõe novas tecnicas que sao eficientes a curto prazo mas a longo dao prejuizo..
exemplo cotas e etc..


=)

bjinsss

Mari disse...

legal essa matéria, é realmente pra gente ver como que anda as coisas no Brasil(maior crise!!hauhuahuau)a gente ri mas depois a gente chora um pouquinho=P.
Ah voce leu que eu te falei da Casper é uma ótima opção, só que voce vai ter que correr atrás daqueles livros e filmes né?
tenho uma amiga que vai prestar la esse ano, ela ja andou comprando alguns livros, mas la é melhor porque no vestibular só vai ter 5 questões de matematica e isso é maravilhoso=]

bom é isso bjinhos e Fique com Deus

Ps. a menininha escreveu universidade com "c" ,meu Deus hsuhsuhsushsuhuhsuh.
zuerinha^^

Mari disse...

ai que gorda que eu sou huahuahauha
voce ja tinbha pensado em prestar casper eu aqui de blablabla heheheh
aff...sorry=]
é que eu não tinha visto seu comentário foi mals bjos xauzinho

Lumanas disse...

Oieee Soraya...
ta bom..errams...rsrs
+ n pareci mto n oh...c a foto do perfil..(é diferente)..pq só sta aparecendo seu rosto...huahau
...como é bom assiatir filmes hem..gostams mto tb..
bjusss

Lumanas disse...

Haa...
iams falar + eskecems...kkk
vc é mto bonita viu?
haa...sua miga tb...
ahuahua...
kiss

Lumanas disse...

HEm ninaaa
keriams q vc ns disesse um negocio...rsrs
n sei se vc viu nso post de ontem..pq nosso amigo Tassio entrou e dissse q nossa postagem tava c a letra tda doida...kk
+ p/ nós aparecia normal msm..
entao kereims sbr se qdo vc entrou ontem..tava assim..?
ou agora msm...V la...se tiver doida manda um rekdo..ns avisando.
tah ok?
bjusss