sexta-feira, 25 de abril de 2008

O Teatro nosso de cada dia!


Personagem: Do latim persona (sona deriva do verbo soar e per significa através de; assim, persona é a voz que soa através da máscara). Personagem era a pessoa que usava uma máscara (persona), para representar. Isso se dava pelo fato de as mulheres serem proibidas de participar das peças (e até mesmo de assisti-las).

Sendo assim, personagem é aquela pessoa que usa uma máscara para representar um determinado papel, algo que ela não é.
Isso me faz pensar em quantas personagens eu conheço e quantas usam máscaras tão perfeitas que nem as reconhecemos como tal.

Durante a Idade Média, as peças teatrais foram banidas pela Igreja, que via tal ato como um "perigo", afinal elas insitam as pessoas a pensarem. Apenas alguns atos representando passagens biblicas, como o Natal, eram representados, dentro das igrejas.
Com o fim da Idade Média, se iniciam os Teatros Populares, que recebem esse nome por serem executados em lugares públicos como praças e até mesmo a porta das Igrejas.
Hoje, porém, o mundo se tornou um enorme teatro, onde todos nós somos personagens e a vida,nosso palco.
Não me venha com essa história de que você não usa máscaras...Por favor, poupe-me de tal hipocresia. Todos nós usamos e isso não é de um todo ruim.
Diariamente vemos principes e princesas intrepretados por modelos, madrastas-vilãs que matam suas enteadas, heróis que encontram bebês em rios... E nós como uma típica platéia popular, assistimos tudo atentamente para depois representarmos no nosso "teatro particular". Aquele que protagonizamos entre amigos, entre família, para passar o tempo. Aquele no qual você veste a máscara de vilão na hora de dar ordens no trabalho, a máscara de herói na frente de seu filho, e a de coitado perante Deus.

Que todos somos personagens do teatro da vida é um fato, porém cabe a nós escolhermos o tipo de máscara que vestiremos!


PS: *Aulas de história e literatura são estimulantes,rs!
* Ouça O Teatro Mágico Entrada Para Raros (OTM), cabe perfeitamente no contexto, e aliás, é de onde tirei o título da crõnica, dissertação ou como queira chamar ;)

2 comentários:

Mari disse...

teatro é tão bom... que nas igrejas hoje em dia é um meio de atrair as pessoas.
valeu pelo comentário gostei muito=]

que Deus te abençoe

Anônimo disse...

Sua visita foi muito surpreendente lá no blof do bar. Seu blog tem bons textos, boas imagens instigante.